PraTodoChef

Camarão Internacional do Restaurante Coco Bambu (Level Hard)

3


E aí, Chefs?

Quantas vezes já fomos a um restaurante que gostamos e deu aquela vontade de fazer em casa?
Esse é um prato é um dos carros chefes dos restaurantes Coco Bambu e vamos combinar que tem muitos motivos para fazer tanto sucesso, né? É uma delícia!
Não sei bem a origem do nome desse prato, mas acredito que se deva à diversidade de ingredientes utilizados, mas que resultam em uma harmonia perfeita!

O Prato do Chef ideal para quem quer fazer uma graça com os amigos no jantar do fim de semana ou até mesmo para aquela ocasião especial, por que não?

O melhor: há duas maneiras de fazer.
Vou dar duas versões do prato, uma simplificada para os Chefs iniciantes e outra mais elaborada para os mais experientes que só gostam de brincar no level hard e para quem quer ousar mais e aprender a técnica básica de preparo de um risoto.
Embora os resultados tenham diferente complexidades de sabor, ambas são bem deliciosas e tem as mesmas características: cremoso,untuoso,não estar excessivamente cozido e reconfortante!

Nesse post você confere a versão complexa da receita é um pouco mais complicada,  e segue o preparo básico de um risoto, mais ou menos como ensinado no livro '400 g: Técnicas de Cozinha' (Ainda vamos bater um papo sobre esse livro!), mas adaptada ao prato.

A versão simplificada estará disponível no próximo post.

 É comida de bom restaurante ao alcance Pra Todo Chef!

Segue a receita aí, simbora?

Não esquece de deixar seus comentários e compartilhar com os amigos nosso blog, fanpage (fb.com/chefpratodo) e instagram (@chefpratodo)!


CAMARÃO INTERNACIONAL DO RESTAURANTE COCO BAMBU (Level Hard)

por Wendel Machado
PraTodoChef



Tempo de Preparo: 40 minutos
Rendimento: 8 a 10 porções

Ingredientes:

100 g de Ervilhas
400 ml de Creme de Leite (2 caixinhas)
220 g de Requeijão Cremoso (1 potinho)
250 g de queijo muçarela picada
100 g de queijo muçarela fatiada
250 g de presunto picado
400 g de arroz arbório ou carnalori cru
800 g de camarão descascado e lavado
1/2 xícara de vinho branco seco
3/4 de xícara de manteiga
1,5 l de caldo de frango
1 cebola média cortada em brunoise
1 dente pequeno de alho bem picado
2 colher de sopa  de Azeite de Oliva
Sal, Limão e Pimenta do Reino a gosto
Batata-Palha a gosto

Modo de Preparo

Tempere os camarões com o sal, o limão e a pimenta e reserve.
Em fogo baixo, em um panela funda adicione 1/2 colher do azeite e duas colheres de sopa da manteiga, refogue as cebolas quando estiver levemente dourada, acrescente o arroz e toste até que esteja bem envolvido na manteiga. Adicione metade do vinho branco (1/4 de xícara) e deixe secar.
Quando estiver seco coloque uma concha do caldo de frango e mexa. Vá acrescentando o caldo aos poucos durante o cozimento, uma concha por vez, para que o arroz cozinhe e fique al dente, mas não empapado.
Enquanto o arroz cozinha, mexendo sempre, escorra os camarões e em uma frigideira grande coloque o restante do azeite, salteie os camarões, quando estiverem dourados adicione o alho e doure só mais um pouco. Acrescente o restante do vinho branco (1/4 de xícara) à frigideira, evaporando o álcool. Reserve.
Quando o arroz estiver próximo ao ponto (ainda um pouco resistente, mas cozido), junte à panela as ervilhas, o presunto.
Desligue o fogo e ponha o requeijão cremoso, creme de leite, os camarões, a muçarela picada e o estante da manteiga. Misture.
Coloque em um refratário que possa ir ao forno, aplaine a superfície e cubra com a muçarela fatiada.
Leve ao forno médio para gratinar o queijo.
Quando retirar do forno, decore com a batata-palha!

Obs:

  • Utilize ingredientes de boa qualidade, faz toda a diferença!
  • Não pode lavar o arroz! Tira o amido e o risoto não dá liga;
  • Usar apenas vinho branco seco, o suave de mesa é adocicado e vai deixar um sabor residual estranho;
  • Dê preferência às ervilhas frescas ou ultracongeladas que podem ser encontradas com facilidade nos maiores supermercados no corredor de congelados. As ervilhas enlatadas, além de se desmancharem com facilidade, não possuem sabor! 
  • Lembre-se que o prato ainda vai para o forno e que os ingredientes continuarão cozinhando enquanto estiverem bem quentes, então não cozinhe demais o camarão para que não fique borrachudo. O mesmo vale para o arroz! Um chef deve ser cuidadoso com os pontos de cocção, é a diferença entre o desastre e o sucesso! 
  • Divirta-se enquanto cozinha, chame a mãe, o pai, o amigo para ajudar e faça a festa!


3 comentários:

  1. Bom dia,
    Obrigado por compartilhar essa receita.
    Fiquei com uma dúvida. Como é este caldo de frango?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não uso caldo de frango. Só a água quente com um pouco de sal. Fica excelente.

      Excluir
  2. neste caso nao seria melhor um caldo de legumes , acho que fundiria mais ao sabor do "risoto" e camarao ... um caldo basico msm ja resolveria

    ResponderExcluir